Destaques da FM 103,3

Grade de programação  Programação diária da FM Fale Conosco
Seleção do Ouvinte
Indique até 6 músicas de sua preferência e acompanhe pela Rádio Cultura FM
De segunda a sexta, às 10h00.
Escolha suas músicas >>

PROGRAMAS ESPECIAIS
(on demand) Confira nossa seleção musical



GUIA DO OUVINTE

Setembro de 2011

 

 

 

Novos pontos de vista sobre a música na Cultura FM

 

Em setembro, a Cultura FM apresenta a segunda etapa de Ideias Musicais, série que traz, de segunda a sexta-feira, às 11 da manhã, programas com especialistas e estudiosos da música.

 

Antonio Ribeiro, Denise Garcia, Marco Aurélio Scarpinella Bueno, Ricardo Kanji e Roberto Sion proporcionam aos ouvintes diferentes pontos de vista sobre a música e sua escuta.

 

Às segundas-feiras, Música Didática, por Antonio Ribeiro (compositor, professor e assessor pedagógico do Conservatório de Tatuí), apresenta um panorama da produção musical ocidental, cujo objetivo é servir de veículo para o aprendizado da música, seja em aspectos gerais ou específicos. O programa aborda a produção que visa o desenvolvimento instrumental, estético e estrutural, além do camerístico, coral e sinfônico.

 

Música no Leste Europeu durante a Guerra Fria, por Marco Aurélio Scarpinella Bueno (médico e pesquisador musical e autor dos livros: Schnittke: Música para todos os tempos e Círculos de Influência: A música na União Soviética), ao ar às terças-feiras, analisa e apresenta a produção musical do Leste Europeu a partir da Cortina de Ferro pós 1956, com o fim do totalitarismo imposto por Stalin. Ao assimilar as técnicas da música contemporânea, mesmo que tardiamente, uma geração de compositores da Europa oriental criou uma música não praticada até então e que será contemporânea até que o isolamento cultural seja desfeito entre os anos de 1989 e 1991, como fim da União Soviética.

 

O flautista e maestro especializado em música barroca e clássica, Ricardo Kanji apresenta A Nova Música Antiga às quartas-feiras, trazendo brilhantes execuções modernas com consciência do estilo da música antiga. Serão feitas comparações de gravações, apresentação de instrumentos de época e considerações sobre as diferenças de estilo, como ornamentação, articulação, tempos e expressão.

 

Às quintas-feiras, a compositora, professora-doutora do Instituto de Artes da Unicamp, Denise Garcia traz em Harmonia das Esferas uma questão das mais antigas da música ocidental, ao mesmo tempo uma das mais difíceis de se abordar: o conceito de harmonia em música. Não se trata de explicar o assunto como em uma aula, e sim de abordar o conceito de harmonia de uma maneira mais abrangente e sob ângulos pouco convencionais, explorando um amplo repertório musical.

 

Em Caminhos Cruzados, no ar às sextas-feiras, Roberto Sion (saxofonista, flautista, clarinetista, coordenador e professor da Universidade Livre de Música Antonio Carlos Jobim) apresenta de forma agradável e organizada gravações nas quais intérpretes de renome demonstram sua versatilidade e a amor à música, se dedicando simultaneamente ao mundo erudito, jazz e novas experiências sonoras.

 

Ideias Musicais de segunda à sexta-feira, às 11h

 

Julio Medaglia em novo programa

 

Setembro também traz o novo programa Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia, no qual o maestro apresenta muita música com informações compactadas.

 

"É um programa 'terapêutico'" – diz o maestro. "Indicado para pessoas presas no tormento do trânsito paulista. Repleto de músicas descontraídas, despudoradamente belas, para desarmar a tensão e o trabalhador chegar em casa cheio de amor para dar".

 

Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia de segunda à sexta-feira, às 18h.

 

CONFIRA TAMBÉM:


 




© 1996-2010 Fundação Padre Anchieta