Um pouco de história

Destaques da Programação Variedades em destaque Grade de Programação   Programação da Semana
Programa do Estudante Fale Conosco
Seleção do Ouvinte
Indique 20 músicas de sua preferência e
acompanhe pela Rádio Cultura Brasil
De segunda a sexta, às 11h00, e aos sábados, 19h00.
Escolha suas músicas >>
Ouça a Rádio Cultura ao vivo


A Rádio Cultura AM iniciou suas transmissões em 1936, como propriedade da família Fontoura, já com o objetivo de divulgar as atividades artístico-culturais de São Paulo. Em 1959, foi adquirida pelo Grupo Diários Associados, que a transferiu, no final dos anos 60, juntamente com a TV Cultura, para o controle da Fundação Padre Anchieta recém criada.

Em 1970, desenvolveu seu primeiro projeto educacional: o pioneiro Curso Supletivo de Primeiro Grau, que integrava as emissões do Projeto Minerva para todo o país. Durante mais de uma década, foram criados e veiculados diversos programas voltados ao ensino básico: eram aulas de línguas estrangeiras, história, matemática, português e até de ginástica.

Nos anos 80, a Rádio Cultura AM iniciou a produção de programas educativos com formatos de entretenimento e bem mais ágeis. Nesse contexto, surgiu Matéria Prima, o primeiro programa de rádio voltado para o público adolescente e jovem. Anos depois, foi reestruturado e adaptado para televisão, obtendo enorme sucesso na TV Cultura.

Rádio Cultura AM assumiu um novo posicionamento a partir de 11 de agosto de 2008. Com o sinal via satélite aberto, a emissora preparou-se para se transformar em uma cabeça de rede e iniciar a transmissão de seu conteúdo em território nacional.

Para adequar-se a esta nova etapa, a emissora passou a se chamar Cultura Brasil, e com um novo slogan: "Rede Cultura Brasil, a sintonia da música brasileira". A programação continua voltada para a música popular brasileira, segmento de atuação da emissora desde 1986. A Cultura Brasil mantém sua grade, toda a sua equipe de profissionais, e a mesma amplitude de programação, da música de raiz à música independente.

Na cidade de São Paulo a Cultura Brasil é sintonizada em 1200 kHz (AM) ou através do site http://www.redeculturabrasil.com.br

MPB - Programação musical
Como emissora pública preocupada com as novas tendências do rádio, a partir de 1989, a Cultura AM introduziu mudanças conceituais em sua programação. Depois de uma história voltada para a informação educativa, com programas pioneiros nessa área, a Rádio Cultura AM optou pela segmentação.

Numa época em que as emissoras de rádio, tanto AM quanto FM, praticamente se recusavam a ceder espaço para a música brasileira, a Cultura AM inovou na área musical, dedicando sua programação ao melhor da MPB - música popular brasileira (canções e música instrumental). Buscando uma nova identidade, procurou oferecer uma alternativa mais musical e cultural, diferente das emissoras comerciais.

Nesse período, sem abandonar sua vocação educativa, criou também novos programas como Nossa Língua Portuguesa, que estreou em 1992 e que, mesmo depois de ter sido adaptado para a TV, continua com boa aceitação junto aos ouvintes.

Sede
Fundação Padre Anchieta - Centro Paulista de Rádio e TV Educativas
Rua Cenno Sbrighi, 374- Água Branca - São Paulo
CEP 05036-900
Tels.: (0_ _11) 2182.3080 / (0_ _11) 2182.3086
Fax.: (0_ _11) 3611.1914


Localização da Antena (Sistema Irradiante)

Avenida Antonio Veríssimo Alves 22 Guarapiranga São Paulo - Capital

Faixas Operacionais e Potência
CULTURA BRASIL - Ondas Médias - Amplitude Modulada
Freqüência: AM - 1200 kHz
Prefixo: ZYK 520
Antena: Torre triangular com 70 metros de altura e lados de 60 cm. Suporta potência máxima de 50.000 watts com contorno de 100 km de alcance diurno.
Transmissores: Principal, marca Harris, com 50.000 watts de potência e um transmissor reserva, marca Philips, com 10.000 watts.
Nivelador de Áudio:
Processador/Limitador/Equalizador de áudio marca Orban, para manter os níveis de modulação no transmissor em 125% máximo na parte positiva e 100% máximo na negativa.

Ondas Curtas
A Cultura Brasil retransmite sua programação para vários estados brasileiros e para o exterior através de suas ondas curtas.

Onda Curta de 16 metros - 17.815 kHz - prefixo ZYE 961
Antena dipolo de meia onda/ direção nacional-internacional/potência do transmissor: 1000 watts

Onda Curta de 31 metros - 9.615 kHz - prefixo ZYE 960
Antena dipolo tipo Delta/ direção estadual-nacional/potência do transmissor: 7.500 watts

Faixas operacionais
CULTURA BRASIL
OM 1200 kHz
OC 9615 kHz - 31 metros
OC 17.815 kHz - 16 metros


© 1996 - 2008 Fundação Padre Anchieta