Último programa inédito no ar (26/12/2004):
Em Nome da Mãe

Terra     Raízes   Frutos
   o lugar       a cultura     o programa


 

Prêmio

Cine'Eco 2003

Desta vez foi o episódio Hora de Tecer que levou o primeiro lugar na categoria Valorização de Resíduos, no Cine'Eco 2003, em Portugal.

O IX Festival Internacional de Cine e Vídeo de Ambiente foi realizado de 10 a 19 de outubro em Serra da Estrela.


Mais prêmios

O Brasil que não tem água, o Brasil que não tem livros, o Brasil do rio Solimões, o Brasil da Ilha do Marajó, o Brasil da periferia, o Brasil da mata atlântica, o Brasil dos que não sabem ler. A equipe de reportagem do "Caminhos e Parcerias", um programa produzido pelo Núcleo de Documentários da TV Cultura, viaja pelo Brasil atrás dos que acreditam. Daqueles que sabem: deve haver uma saída para uma vida melhor. São comunidades que se unem em torno de uma idéia, de um trabalho, de projetos de educação, saúde, geração de empregos e conseguem, com ajuda de empresas privadas, universidades, prefeituras, governo federal, visualizar novas perspectivas.

Alguns estão no meio do caminho, outros estão apenas começando, mas todos cheios de esperança em meio a um turbilhão de problemas e dificuldades.

E a história do Brasil vai se fazendo nessa fronteira entre a mais extrema pobreza (falta de água, de luz, de comida, de leitura, de letras, de saber) e a mais nova esperança.

O sertanejo ainda é um forte, resiste bravamente à secura do sertão e ali busca saídas para a sua dor. O homem da floresta amazônica vive seu isolamento do resto do país. Consciente, como nenhum outro brasileiro da incerteza das coisas. O rio é que determina como será a vida: se poderá sair, se terá de esperar, se terá de mudar de casa. O certo é que tudo é temporário.

Em Belo Horizonte os catadores de papel se uniram e criaram uma associação. A vida continua dura, mas eles já não dormem na rua como antes. Em Cananéia, num ex-quilombo, na favela de Heliópolis em São Paulo, no sertão de Pernambuco, no sertão de Sergipe, os problemas estão sendo colocados. Nada está resolvido, tudo está por fazer, e o que este programa mostra são apenas alguns caminhos.


Viaje pelo site Caminhos e Parcerias:

Os lugares por onde a equipe passou: dados sobre as cidades, sua população, localização e mapas.

As manifestações folclóricas das pessoas que mostraram a cultura das diferentes regiões do país.

 

As ONGs, fundações e instituições que passaram pelo programa, com uma sucinta descrição de suas atividades.

Todos os episódios apresentados por Caminhos e Parcerias, adaptados para a internet. Entre e delicie-se.

 



Prêmios
II Prêmio Ethos de Jornalismo - NEIDE DUARTE , com o episódio PARALELAS CIDADES, recebeu dois Prêmios na segunda edição do Prêmio Ethos de Jornalismo: Melhor Trabalho na Categoria TV e DESTAQUE para o melhor entre todos os finalistas de todas as categorias

II Prêmio Midia da Paz - O grande vencedor do Prêmio Especial do Júri foi a equipe de reportagem e produção do " Caminhos e Parcerias", um programa produzido pelo Núcleo de Documentários da TV Cultura.

Neide Duarte, da TV Cultura, conquista o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho do IV Prêmio Imprensa Embratel com o programa "Quase o peso de um passarinho – Dois anos depois".

O episódio TRABALHO INFANTIL ganhou o Rubro Mercosur/Educación do Prêmio FUNDTV 2002 e também o Prêmio da Organización de Estados Iberoamericanos para o melhor programa entre os vencedores dos Rubros 2002.

Caminhos & Parcerias vence o Prêmio Ethos de Jornalismo, com o programa Mesa São Paulo/Desperdício, de Neide Duarte. O programa, produzido em 1999, mostra exemplos de como é possível estabelecer a ponte entre a fome e o desperdício de alimentos.

UMA COR NO RETRATO BRANCO E PRETO de Neide Duarte, conquistou o 1o. Prêmio Mídia da Paz de Telejornalismo. 2001.

Os episódios TRABALHO INFANTIL e QUASE O PESO DE UM PASSARINHO, dirigidos por Neide Duarte, foram vencedores do XXII Prêmio Vladimir Herzog, nas categorias Melhor Reportagem de TV e Melhor Imagem de TV. 2000.

VII Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo: Melhor Programa Jornalístico pelo episódio TRABALHO INFANTIL. 2000.

Envie seus comentários e sugestões para o programa: caminhos@tvcultura.com.br

| Terra | Raízes | Sementes | Frutos |
Caminhos e Parcerias - Início Frutos: os programas de Caminhos e Parcerias Sementes: as instituições que promovem parcerias Raízes: as manifestações culturais das diferentes regiões Terra: os lugares por onde o programa passou