Terra Caminhos e Parcerias - Início Terra:
Em Nome da Mãe
 


BELÉM - PA

Belém, uma das principais capitais da Amazônia - com um milhão e trezentos mil habitantes - é uma cidade moderna com marcas da arquitetura secular de origem portuguesa e um toque do neoclássico francês.

Fundada em 12 de janeiro de 1616, pelo capitão-mor Francisco Caldera Castelo Branco, Belém nasceu com o objetivo de ocupar e proteger a foz do rio Amazonas dos corsários ingleses e holandeses. Em torno do Forte surgiu um pequeno povoado conhecido como Feliz Lusitânia, mais tarde Nossa Senhora de Belém do Grão-Pará e, posteriormente, Santa Maria do Belém.

Belém viveu seu apogeu durante o ciclo da borracha, entre 1870 e 1910. Com a decadência da borracha, a cidade passou por um período de estagnação. Nos anos sessenta, voltou a se desenvolver graças à construção da estrada Belém-Brasília e à criação da SUDAM (Superintendência de desenvolvimento da Amazônia).

O turismo é parte importante de sua economia. Localizada às margens da Baia de Guajará, é rica em história, cultura e natureza, sem falar nos cheiros e sabores de sua culinária excepcional pela variedade e mistura de elementos europeus e indígenas, como o pato no tucupi.

.

Tópicos Relacionados:
 

Veja o programa

Veja a manifestação cultural.

Envie seus comentários e sugestões para o programa: caminhos@tvcultura.com.br
| Caminhos e Parcerias | Terra |