Terra Caminhos e Parcerias - Início Terra:
O Som da Cidadania
 


VOLTA REDONDA - RJ

Volta Redonda surgiu como um povoado em 1744, quando os primeiros desbravadores descobriram a curiosa curva do rio Paraíba do Sul, que deu origem ao nome da cidade. A região se desenvolveu na Segunda metade do século dezenove com a navegação do Rio Paraíba e a chegada da estrada de ferro Dom Pedro Segundo à Barra Mansa e Barra do Piraí.

Volta Redonda permaneceu como povoado até 1926 quando se tornou distrito da vizinha Barra Mansa. Somente em 1954 a cidade conseguiu sua emancipação, tempos depois de ter sido escolhida para a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional, criada pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1941.

Com o aço produzido em larga escala pela CSN foi possível montar as bases do novo parque industrial do país. E Volta Redonda cresceu à sombra da companhia. Hoje, onze anos depois da privatização da empresa, a cidade está diante de uma nova realidade. Todo esforço da administração municipal é direcionado no sentido de diversificar a atividade econômica e gerar novos empregos.

Tópicos Relacionados:
 

Veja o programa

Conheça a atuação das entidades Veja a manifestação cultural.

Envie seus comentários e sugestões para o programa: caminhos@tvcultura.com.br
| Caminhos e Parcerias | Terra |