Mais sobre o
Bem Brasil

História do Programa

Cenários

Vinhetas

Arquivo Bem Brasil



História do Programa

O Bem Brasil estreou no dia 05 de maio de 1991, já desde o início, com a proposta de transmissão de um show, ao vivo, direto do anfitearo da USP em São Paulo. Como anfitrião, o apresentador e músico Wandi Doratiotto, do grupo PREMÊ, que também é ator, compositor, arranjador, figura presente e atuante na cena artística paulistana.

No primeiro programa, a participação do grupo de choro Isaias e seus Chorões e a apresentação de Altamiro Carrilho, que é o autor do choro que deu nome ao programa "Bem Brasil", e comemorou cinqüênta anos de carreira artflautista, naquela manhã.

O programa, com mais de uma década no ar, está consolidado como um espaço musical democrático na TV brasileira, onde se apresentam novos e consagrados artistas de diversos estilos musicais, do forró ao rock passando pela MPB, samba, funk, rap, todos.

A partir de agosto de 95, o Bem Brasil foi realizado em parceria com o Sesc São Paulo, no Sesc Interlagos, local que proporciona lazer com diversidade e segurança, numa bela área de 500 mil metros quadrados de puro verde. Em 2005 a parceria Sesc/TV Cultura se renova e traz o programa para o Sesc Pompéia.

Estes são alguns dos artistas que já passaram pelo programa: Gal Costa, Luiz Melodia, Daniela Mercury, Hermeto Pascoal, Tom Zé, Barão Vermelho, Zeca Baleiro, Cássia Eller, Tim Maia, Chico Science e Nação Zumbi, Alceu Valença, Dona Ivone Lara, Jorge Ben, João Bosco, Paulinho da Viola, Rita Ribeiro, Zélia Duncan, Ed Motta, O Rappa, Capital Inicial e Cidade Negra. Confira no menu ao lado, acessando "Arquivo Bem Brasil", alguns dos melhores momentos do programa.

O programa é transmitido pela TV Cultura, que leva seu sinal a 395 municípios, aproximadamente 32 milhões de habitantes, o que corresponde a 94% da população do Estado de São Paulo. O sinal está disponível nas 5 milhões de antenas parabólicas pelo Brasilsat e nos sistemas de TV por assinatura, a cabo e por satélite, com cerca de 4 milhões de assinantes: Net, TVA, Sistemas Independentes, Directv, SKY, TecSat.

O Bem Brasil também está na programação da Rede Pública de Televisão através das emissoras educativas que cobrem todo o território nacional.

E hoje, também é transmitido pela internet.