volta - Alô Escola

Vocabulário   
 
 

A palavra "nau"

Quando a economia do país vai mal, é comum que se diga que "a nau está à deriva". Mas a nau, ao pé da letra, não está à deriva. Ocorre aí uma metaforização, uma figuração da linguagem. Veja abaixo a letra da música "Nau à deriva", do grupo Engenheiros do Havaí:

Nau à deriva
no asfalto ou em alto-mar
"perigo, perigo"
perdidos no espaço sideral
apocalypse now à deriva
talvez um parto, talvez aborto
destroços da nave (hey!) mãe

O começo da letra comprova o que já foi mencionado antes. Na letra de música, a frase "Nau à deriva no asfalto ou em alto-mar..." tem valor figurado.

O que vem a ser "nau"? "Nau" é nave, embarcação. Essa palavra vem do latim, e também há registro dela no idioma catalão como sendo um antigo navio redondo.

Da palavra nau são feitas muitas palavras. Entre as mais conhecidas estão "naufragar" e "naufrágio". O termo "naufragar" é formado por "nau" e por "fragar", que é da mesma família de "frágil" (quebradiço). Então "naufragar" significa "ir a pique", "soçobrar". Isso porque a embarcação se quebra e afunda.

Temos também palavras como "náusea", que significa "enjôo de mar", nauta, que é "aquele que navega", astronauta, internauta, argonauta, náutica, náutico e tantas outras palavras formadas com o elemento "nau".